Alternativas A) exaltação do retrato fiel da beleza feminina.
B) tematização da fragilidade humana diante da morte.
C) ressignificação de obras do cânone literário nacional.
D) representação dramática e idealizada do corpo da índia.
E) oposição entre a condição humana e a natureza primitiva.
Observação: Idealização da mulher
Observação; totalmente exagerado, dramático, idealizado O CARAMURU Frei José de Santa Rita Durão nasceu em Cata Preta, no ano de 1722, e faleceu na cidade de Lisboa, em 1784. Ele pertenceu à ordem dos agostinianos brasileiros na época em que o Brasil era ainda uma colônia de Portugal. O poeta e orador é visto como um dos antecessores da corrente indianista nacional. Caramuru é o primeiro livro a apresentar como temática principal o indígena brasileiro. Este poema clássico de Frei José de Santa Rita Durão data de 1781. Ele pertence ao gênero épico e apresenta elementos bem tradicionais, já que resgata o antigo estilo dos poemas estruturados em 10 cantos e em oitava rima. A obra enfoca o triunfo de uma figura mítica do passado colonial brasileiro, o qual simboliza também o êxito de um país.
A trama se baseia em um evento verídico. O protagonista é Diogo Álvares Correia, um náufrago lusitano que se transformou em líder dos indígenas da tribo tupinambá, sediada na Bahia. Conta a história que ele ajudou a criar a cidade de Salvador. Esta obra confere tons de ficção à trajetória real de Diogo em nosso país, desde o instante em que sua embarcação afundou até a hora em que assume o posto de funcionário do governo de Portugal, logo depois de se deparar com os representantes da capitania baiana.
Tudo que se sabe ser verídico nesta história é a relação de Diogo, conhecido como Caramuru , com Catarina Paraguaçu, uma idealista que tinha o poder de antever os confrontos que se desenrolariam futuramente entre os colonizadores e os holandeses. Também é real a ida do casal ao continente europeu para que a índia passasse pela experiência do batismo e os dois pudessem contrair matrimônio. E, logo depois, eles voltam para o Brasil. Tudo mais é considerado lenda, sem qualquer base histórica institucional.
LEIA O TEXTO
O Bom-Crioulo
Com efeito, Bom-Crioulo não era somente um homem robusto, uma dessas organizações privilegiadas que trazem no corpo a sobranceira resistência do bronze e que esmagam com o peso dos músculos. […] A chibata não lhe fazia mossa; tinha costas de ferro para resistir como um Hércules ao pulso do guardião Agostinho. Já nem se lembrava do número das vezes que apanhara de chibata… […] Entretanto, já iam cinquenta chibatadas! Ninguém lhe ouvira um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor. Viam-se unicamente naquele costão negro as marcas do junco, umas sobre as outras, entrecruzando-se como uma grande teia de aranha, roxas e latejantes, cortando a pele em todos os sentidos. […] Marinheiros e oficiais, num silêncio concentrado, alongavam o olhar, cheios de interesse, a cada golpe. — Cento e cinquenta! Só então houve quem visse um ponto vermelho, uma gota rubra deslizar no espinhaço negro do marinheiro e logo este ponto vermelho se transformar numa fita de sangue.
CAMINHA, A. O Bom-Crioulo . São Paulo: Martin Claret, 2006.
2) A prosa naturalista incorpora concepções geradas pelo cientificismo e pelo determinismo. No fragmento, a cena de tortura a Bom-Crioulo reproduz essas concepções, expressas pela:
A) exaltação da resistência inata para legitimar a exploração de uma etnia.
B) defesa do estoicismo individual como forma de superação das adversidades.
C) concepção do ser humano como uma espécie predadora e afeita à morbidez.
D) observação detalhada do corpo para a identificação de características de raça.
E) apologia à superioridade dos organismos saudáveis para a sobrevivência da espécie.
Observação: estudo, análise, observação...
Observação: Naturalismo é um estilo literário que influenciou a escrita de romances no século XIX. Historicamente, está vinculado aos desdobramentos das teorias darwinistas , expostas na obra A origem das espécies , de Charles Darwin (1809-1882), publicada em 1859. Dessa forma, a literatura desse período é considerada cientificista , pois seus autores amparam-se em teorias científicas para criar os personagens de seus livros.
Essa característica é o que diferencia as obras naturalistas das realistas, pois estas últimas não são estruturadas com base em teorias científicas. Os romances naturalistas, portanto, apresentam como principal característica o determinismo , conceito científico que afirma que o meio, a raça e o período histórico influenciam o caráter dos indivíduos. Isso era o que defendiam romancistas como o português Eça de Queiroz e o brasileiro Aluísio Azevedo.
LEIA O TEXTO Leito de folhas verdes
Brilha a lua no céu, brilham estrelas,
Correm perfumes no correr da brisa,
A cujo influxo mágico respira-se
Um quebranto de amor, melhor que a vida!
A flor que desabrocha ao romper d’alva
Um só giro do sol, não mais, vegeta:
Eu sou aquela flor que espero ainda
Doce raio do sol que me dê vida.
3) Na perspectiva do Romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela
A) reprodução de estereótipos sociais e de gênero.
B) presença de traços marcadores de nacionalidade.
C) sublimação do desejo por meio da espiritualização.
D) correlação feita entre estados emocionais e natureza.
E) mudança de paradigmas relacionados à sensibilidade.
OBSERVAÇÃO:
O romantismo se caracterizou pela ênfase nas emoções , no individualismo e na exaltação da natureza . Por esses motivos, o movimento é entendido como uma reação ao racionalismo e ao materialismo exacerbados difundidos pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial.
LEIA O TEXTO
Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.
Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.
Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.
ALENCAR, J. Senhora . Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.
4) A literatura romântica reproduziu valores sociais em sintonia com seu contexto de mudanças. No fragmento de Senhora , as concepções românticas do narrador repercutem a
Alternativas A) resistência à relativização dos parâmetros éticos. B) idealização de personagens pela nobreza de atitudes. C) crítica aos modelos de austeridade dos espaços coletivos. D) defesa da importância da família na formação moral do indivíduo. E) representação do amor como fator de aperfeiçoamento do espírito. Observação: Crítica a frouxidão moral LEIA O TEXTOO laço de fita Não sabes, criança? 'Stou louco de amores... Prendi meus afetos, formosa Pepita. Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?! Não rias, prendi-me Num laço de fita. Na selva sombria de tuas madeixas, Nos negros cabelos de moça bonita, Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem, Formoso enroscava-se O laço de fita. [...] Pois bem! Quando um dia na sombra do vale Abrirem-me a cova... formosa Pepita! Ao menos arranca meus louros da fronte, E dá-me por c'roa... Teu laço de fita. ALVES, C. Espumas flutuantes. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2015 (fragmento). 5) Exemplo da lírica de temática amorosa de Castro Alves, o poema constrói imagens caras ao Romantismo. Nesse fragmento, o lirismo romântico se expressa na
Alternativas A) representação infantilizada da figura feminina. B) criatividade inspirada em elementos da natureza. C) opção pela morte como solução para as frustrações. D) ansiedade com as atitudes de indiferença da mulher. E) fixação por signos de fusão simbólica com o ser amado. Observação: Signos - símbolo: "laço de fita", "pepita". É um símbolo de idealização a mulher
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