Observe alguns exemplos de frases:
– Ai! – Socorro! – O quê? – Mas que coisa terrível! – Quanta bagunça... – Que tragédia! – Como assim? – Tenho muito a fazer. – Fogo!
Tipos de Frases
Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?
Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!
Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.
Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!
ORAÇÃO
A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios. Observe alguns exemplos de orações:
– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.
PERÍODO
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
Os períodos podem ser simples ou compostos.
Período simples Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo.
Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
Período composto Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.
Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde.
(Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
1) Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as.
Resposta:
Frases sem verbos: “Agora, uma notícia ruim…”; “Qual, doutor?”.
Orações: “Já engessei seus braços e pernas!”; “Vai coçar!”
2) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução.
Locução verbal: “vai coçar!”; verbo auxiliar: vai; verbo principal: coçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário