Marco oficial do Modernismo no Brasil
A Semana de Arte Moderna, também chamada Semana de 1922, foi uma manifestação artístico-cultural que contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposições e palestras. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil.
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento se tornou uma referência do mundo artístico e cultural do século XX.
Considerada o início oficial do Modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna apresentou uma nova perspectiva de arte com uma estética inovadora, influenciada por tendências das vanguardas europeias.
O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. Para isso, trouxe novas ideias e conceitos artísticos com a declamação de poesias, concerto de músicas, artes plásticas exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura.
Realizada em uma época de turbulências no âmbito político, social, econômico e cultural, a Semana de Arte Moderna teve como uma das figuras mais importantes, o escritor Mário de Andrade que, lado do escritor Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, articulou e organizou o evento.
Mário de Andrade, Rubens Borba de Moraes e outros modernistas em 1922. (Foto: Wikipedia)
Características da Semana de Arte Moderna
Os artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna tinham como principal objetivo revolucionar a arte brasileira. Para isso, eles buscaram chocar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e que seguia padrões tradicionais europeus. Conheça as principais características desse momento foram:
• Utilização de uma linguagem coloquial e vulgar, buscando aproximação da linguagem oral;
• Abandono do formalismo nas composições;
• Rompimento com os padrões tradicionais da academia;
• Crítica à estética literária parnasiana;
• Valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira;
• Liberdade de expressão;
• Inspiração em vanguardas europeias como futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo;
• Experiências estéticas.
Origem da Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna ocorreu em um momento em que o país passava por diversas modificações sociais, políticas e econômicas. Entre os fatos marcantes pode-se citar o crescimento do capitalismo, a consolidação da república e o crescimento da elite paulista, acostumada com os padrões estéticos europeus mais tradicionais. Esse foi o cenário em que surgiu a manifestação artístico-cultural que mudaria os rumos da arte brasileira.
Alvo de críticas por parte de alguns e ignorada por outros, a Semana de Arte Moderna foi a ebulição de ideias livres dos padrões tradicionais. Seu caráter nacionalista buscava uma identidade própria e uma forma livre de se expressar.
A Semana de Arte Moderna nasceu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Os artistas da Semana de 22, em sua maioria, eram descendentes dessa oligarquia, o que facilitou a realização do evento, que teve o apoio do governador de São Paulo.
Com uma posição social que favorecia viagens e estudo na Europa, os artistas brasileiros puderam trazer os modelos artísticos europeus para o Brasil. Caracterizada como o desejo de experimentar diferentes caminhos e não propriamente definir um único ideal moderno, a Semana de 22 reuniu artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações estéticas. Eles realizaram uma manifestação artística, política e cultural contestando os padrões vigentes de maneira irreverente.
Principais Artistas da Semana de Arte Moderna
Com estilo inspirado nas vanguardas europeias, os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna tinham como objetivo mostrar uma nova visão de arte. Sua proposta era renovar a visão social e artística presente no Brasil naquele momento.
Apesar de ter chocado uma parte da sociedade brasileira, a Semana de Arte Moderna trouxe uma representação artística com uma identidade genuinamente brasileira. Eles romperam com a maneira tradicional de fazer arte, que seguia tradicionais modelos europeus. Dentre os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, destacam:
Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Graça Aranha (1868-1931), Tarsila do Amaral (1886-1973), Victor Brecheret (1894-1955), Plínio Salgado (1895-1975), Anita Malfatti (1889-1964), Menotti Del Picchia (1892-1988), Ronald de Carvalho (1893-1935), Guilherme de Almeida (1890-1969), Sérgio Milliet (1898-1966), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Tácito de Almeida (1889-1940) e Di Cavalcanti (1897- 1976).
Cartaz do primeiro dia do festival da Semana de Arte Moderna.
Foto: (Wikipedia)
A Semana de 1922
A Semana de Arte Moderna chocou parte da sociedade ao trazer uma nova visão sobre os processos artísticos. O evento foi a expressão da ruptura com o passado, da renovação de linguagem, da busca pela experimentação e da liberdade de criação e da ruptura com o passado.
1º Dia: aberta oficialmente em 13 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna lotou o Teatro Municipal de São Paulo. Com pinturas e esculturas espalhadas pelo saguão do teatro, o evento provocou choque e repúdio no público. O primeiro dia do evento contou com a conferência do escritor Graça Aranha, intitulada “A emoção estética da Arte Moderna”; seguida de apresentações musicais e exposições artísticas.
2º Dia: o segundo dia do evento, dia 15 de fevereiro, foi marcado pela apresentação musical de Guiomar Novaes e pela palestra de Menotti del Picchia sobre a arte estética. Na ocasião, Menotti apresentou os escritores dos novos tempos que foram recebidos pelo público com aplausos e vaias. Neste mesmo dia, 15 de fevereiro de 1922, o evento terminou com gritaria. Quando Ronald de Carvalho declamou o poema “Os Sapos” de Manuel Bandeira, o público fez coro para atrapalhar. O poema fazia crítica ao Parnasianismo e às suas regras para fazer poemas.
3º Dia: com um público reduzido, o terceiro dia do evento foi o mais tranquilo. A noite foi marcada pela apresentação musical do carioca Villa Lobos, com a participação de outros músicos, que exibiam uma mistura de instrumentos. Embora os ânimos estivessem mais calmos nessa noite, o público não poupou Villa-Lobos quando ele entrou no palco com um pé calçado com um sapato e outro com chinelo. O público interpretou a atitude do artista como futurista e desrespeitosa, recebendo-o com vaias. No entanto, algum tempo depois, descobriu-se que o chinelo não se tratava de uma performance, mas de um calo inflamado.
Reações e desdobramentos da Semana de 22
Criticada por uns, ignorada por outros, a Semana de Arte Moderna não teve sua importância reconhecida na época em que foi realizada. A reação à Semana de Arte Moderna foi bastante conservadora. Os artistas que participaram dessa manifestação chegaram a ser retratados pela mídia como subversores da arte, espíritos cretinos e débeis ou futuristas endiabrados.
As ideias da Semana de Arte Moderna foram difundidas através de outros movimento artísticos da época de publicações. Dentre os movimentos e grupos formados na década de 1920 estão: Movimento Pau-Brasil, Movimento Verde-Amarelo e Grupo da Anta, Movimento Antropofágico. Em relação às publicações destacaram-se as revistas Klaxon e Antropofagia.
Ao longo do século XX a Semana de Arte Moderna teve o seu valor histórico reconhecido e foi considerada o marco inicial do movimento modernista brasileiro. As ideias que surgiram na Semana de 22 se desdobraram movimentos diversos que levaram seu legado adiante. A herança da Semana de Arte Moderna ainda pode ser observada em movimentos posteriores como o Tropicalismo a geração da Lira Paulistana e a Bossa Nova.
Atividades:
1. A Semana da Arte Moderna no Brasil buscava:
a) impressionar o público com apresentações clássicas e tradicionais.
b) a liberdade total da criação, seguindo padrões europeus conservadores.
c) a liberdade de criação artística totalmente oposta aos padrões já existentes.
d) a formalização da linguagem, seguindo a cultura predominante na época.
2. Segundo o texto, o que impulsionou tantas transformações na arte aqui no Brasil em 1922?
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3. Sobre a Semana da Arte Moderna, assinale a alternativa FALSA:
a) O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca da liberdade radical de expressão.
b) O movimento Modernista surgiu aqui no Brasil a partir da Semana da Arte Moderna.
c) Os artistas que se envolveram diretamente na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil.
d) Após a Semana de Arte Moderna, as ideias apresentadas nos festivais de imediato ganharam importância em todo o Brasil.
4. Cite três características do movimento artístico apresentado na semana de arte moderna.
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5. O Modernismo Brasileiro propôs:
a) o apego às normas clássicas brasileiras.
b) a ruptura com as vanguardas europeias.
c) a focalização do mundo mais psicológico.
d) uma literatura com expressões populares.
6. Observe a imagem abaixo:
A obra acima é de Cândido Portinari, importante artista plástico do movimento modernista, chamada “Os Retirantes” (1944). Em suas obras, Cândido explora diversos temas de caráter social. Que mensagem o artista quis mostrar nessa obra?
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7. O Trenzinho do Caipira é uma composição de Heitor Villa-Lobos. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra: “Lá vai o trem com o menino / Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino / Cidade noite a girar”. Agora, imagine que você está fazendo uma viagem de trem. Faça um desenho, registrando a sensação dessa viagem.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
1C /
2. Devido a tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. /
3D /
4. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão. /
5D /
6. Mostrar um grupo de pessoas que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas. /
7. Resposta Pessoal.
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