de 05 a 09 de setembro
HABILIDADE:
Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.
Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.
Orações adjetivas restritivas particularizam, individualizam um ser em relação a um grupo de possibilidades. O comentário feito se refere a uma parte menor do que o todo, a entidades específicas, não à totalidade do conjunto. Não são marcadas por pontuação. Ex: Meu aluno, que mora no interior, estuda on-line.
Observe que, por ser uma informação acessória, uma explicação, uma ampliação de sentido. Meu aluno estuda on-line (e ele mora no interior). oração adjetiva explicativa.
Se retirarmos a vírgula, teremos uma oração restritiva e o sentido vai mudar:
Ex: Meu aluno que mora no interior estuda on-line.
A retirada das vírgulas vai afetar as relações de sentido, pois acarreta a passagem de explicativa para restritiva. Ex: Meu filho, que mora em Brasília, toca violão. (explicativa, COM VÍRGULA)
Ex: Meu filho que mora em Brasília toca violão.(restritiva, SEM VÍRGULA)
A retirada das vírgulas na segunda oração muda completamente o sentido, pois poderemos entender que há mais de um filho e especificamente aquele que mora em Brasília toca violão. Na primeira oração, só se infere a existência de um único filho.
O mesmo raciocínio vale para um adjetivo que venha entre vírgulas.
Ex: O menino, cansado, foi dormir. (valor explicativo, de mero acréscimo) Ex: O menino cansado foi dormir. (restringe, delimita qual “menino”)
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