A coesão textual é um das avaliações principais das competências da redação do ENEM. No entanto, diferente do que muitos pensam, a coesão não é feita apenas com conectivos entre os parágrafos.
Os articuladores discursivos – ou operadores discursivos – tem como principal função guiar de maneira sequencial e encadeada os enunciados de um texto. Assim, o texto se torna mais fluido e claro, melhorando o entendimento tanto de quem lê, quanto de quem escreve.
Podemos dividir os operadores em 3 grandes grupos:
ORGANIZADORES TEXTUAIS
Os articuladores que dão ordem ao texto a partir de segmentos que se complementam são chamados de organizadores textuais.
Exemplo: em primeiro lugar/em segundo lugar, em primeiro plano/em segundo plano, por um lado/por outro lado.
MARCADORES METADISCURSIVOS
São considerados marcadores metadiscursivos aqueles que expressam um ponto de vista em determinadas partes do texto. Grande parte deles são advérbios ou locuções.
Exemplos: (in)felizmente, evidentemente, sobretudo, isto é, obrigatoriamente, lamentavelmente, principalmente
Num geral, eles são ótimos para demonstrar nosso posicionamento sobre o tema da redação, sem que tenhamos a necessidade de usarmos a primeira pessoa para isso.
CONECTIVOS
Os conectivos são articuladores que introduzem ideias e sentidos. Eles podem ser de adição, adversidade, comparação, concessão, conclusão, explicação e alternância:
Exemplos:
- Adição: e, mas, também, além disso
- Adversidade: mas, porém, entretanto, todavia
- Comparação: mais que, menos que, como, tão…quanto
- Concessão: embora, apesar de, mesmo que, ainda assim, posto que
- Conclusão: logo, portanto, então
- Explicação: pois, porque, que
- Alternância: ora…ora, seja…seja, ou…ou
Por fim, vale lembrar que a colocação pronominal e o uso dos sinônimos são elementos que além de serem importantes para a norma padrão, são essenciais para a construção de um texto estruturado e coeso. Dessa forma, saber articular bem as ideias é uma das melhores formas de melhorar a escrita e tornar seu texto claro e fluido.
fonte: https://blog.enem.com.br/dicas-de-como-articular-ideias-em-sua-redacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário