terça-feira, 7 de junho de 2022

Unidade de tempo

 

PLANO DE AULA http://educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article/691/4%C2%BA%20ano.pdf


Plano de aula: país, estado e município - organização, localização e representação de acordo com a BNCC



Base Nacional Comum Curricular 
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2019/06/plano-de-aula-pais-estado-e-municipio.html


Plano de aula:
 4º ano do Fundamental - Geografia - conexões e escala                                                                                                         
Tema da aula: 
Conceito de país, estado e município - organização, localização e representação  

Objeto do conhecimento:
Unidades político-administrativas do Brasil

Objetivos de aprendizagem:

  • Construir os conceitos de organização, localização e representação de unidades político-administrativas oficiais nacionais ( país, estado e município).
  • Construir noções de território, observando a relação  entre os agentes sociais, políticos e econômicos.
  • Identificar o município onde mora e os municípios vizinhos percebendo as interações entre eles.
  
Território
Conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de sua cidade, estado ou país. É algo criado pelos homens, é uma instituição. 

Todo território é definido e delimitado segundo as  relações de poder, domínio e apropriação do nele se instalam. Territorialidade é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço geográfico, não é apenas uma expressão cartográfica. (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de História


O território brasileiro possui grande extensão, e é considerado um verdadeiro país-continente, sua área territorial o coloca em quinto lugar entre os maiores países em extensão territorial, com aproximadamente 8.514.876 km². Para saber mais sobre o assunto!

Atividade 1
Brincadeira - defendendo seu território
Em um primeiro momento da aula, explique brevemente a importância do conceito de território, sem dizer o que essa expressão propriamente significa, a fim de estimular a curiosidade da turma com relação a essa expressão. Apenas elucide que ele está presente em todos os lugares, sob diferentes formas e com diferentes níveis de poder e complexidade.

Em seguida, divida a sala em grupos – que podem variar entre 3 e 6 alunos por grupo, dependendo do tamanho da turma. No estabelecimento da divisão, demarque na sala de aula um espaço específico para cada grupo, o qual, a partir de então, irá lhes “pertencer”, ou seja, durante a atividade eles exercerão um certo domínio sobre suas fronteiras.
Depois disso, estabeleça critérios para ganho ou perda de territórios. Pode ser através de um quiz ou uma competição rápida, em que os grupos derrotados vão cedendo parte de seu território para os vencedores. Fonte da atividade aqui!


Atividade 2 
Leitura de mapas 
Apresentar aos alunos o mapa político do Brasil explicando que o Brasil foi dividido em Estados, essa divisão foi feita para facilitar a governabilidade. Cada estado tem seu governo próprio que são representados pelos governadores eleito pelo povo que moram naquele estado. Eles representam os interesses do povo daquele território. Os estados são de tamanhos diferentes. E em cada um deles há diversos municípios. A divisão do Estado em municípios também foi feita para facilitar a administração e a melhoria das condições de vida da população. (A maneira lúdica de ensinar de Graça Baltituci e Clélia Marcia de A. Melo) 

Peça aos alunos que localizem no mapa o estado a qual pertencem o seu município. Proponha, ainda, que que localizem os outros estados que fazem fonteiras com este estado sinalizado. Deixe que os alunos percebam as linhas imaginárias do mapa que indicam limites de territórios. 
Resultado de imagem para mapa político do brasil
Atividade 3
Noções de pertencimento 
Explique de forma bem simples o conceito de país, estado e município usando um esquema abaixo como exemplo. Faça o exemplo na lousa para facilitar a visibilidade e a compreensão. Para relembrar os conceitos de lugares onde vivemos comece da representação da casa da criança fazendo conexão com sua realidade, a casa fica na rua, a rua fica no bairro, o bairro fica no município, o município fica no estado e o estado pertence ao pais Brasil.  

Exemplo 1 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Outro exemplo que também pode ser usado é da boneca “Matrioska". Você conhece um brinquedo russo chamado “matrioska”? “Matrioska” é um brinquedo constituído por bonecas ocas que são colocadas uma dentro da outra.
Nada melhor para ensinar na aula de Geografia o conceito de município, estado e país. Com essa atividade, as turminhas do 2º ano relacionaram as bonecas ao nível político-administrativo no Brasil e entenderam que o município faz parte do estado e que o estado pertence a um país. Fonte da atividade aqui!

Exemplo 2
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Município
O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura. Para saber mais sobre o assunto!

Atividade 4 
Apresente o mapa do município de estudo a turma. Distribua a turma em grupos para fazer a leitura desse mapa indicando os municípios que fazem fronteiras com o município em estudo. Após a leitura cada grupo irá compartilhar suas descobertas. 
Resultado de imagem para mapa municipio de teresopolis rj
Avaliação: 
Será avaliado durante a aula o interesse, a participação e o desempenho nas atividades propostas através de observação do professor.

Fonte de consulta:



Observe a bandeira nacional e responda às perguntas abaixo:

 

a) Na imagem acima aparecem 3 figuras geométricas. Quais são elas?
________________________________

b) Entre as figuras geométricas, dois são polígonos quadriláteros. Quais os nomes desses polígonos?
________________________________


3. Dona Maria foi a uma loja de materiais de construção e observou as formas de cerâmicas que estavam à venda:
 

Dona Maria falou ao vendedor que desejava somente cerâmicas que tivessem os quatro lados com a mesma medida. Quais cerâmicas o vendedor apresentou à dona Maria?
a) Losango e o trapézio.
b) Losango e o quadrado.
c) Quadrado e o retângulo.
d) Quadrado e o trapézio.

4. Observe a imagem abaixo que mostra um contorno no campo de futebol:


Qual figura geométrica é formada pelo contorno?
a) Losango.
b) Quadrado.
c) Retângulo.
d) Triângulo.

5. Sabendo que polígonos são formados por linhas poligonais fechadas, e que as linhas poligonais são formadas por segmentos de retas que não se cruzam, observe as figuras abaixo e marque a afirmação correta:
 
 
a) As figura 1 e 3 são polígonos.
b) Somente a figura 5 é um polígono.
c) A figura 2 é um polígono.
d) As figuras 4 e 5 são polígonos. 


6. Quais dos polígonos abaixo NÃO são considerados regulares?
 

a) Pentágono e trapézio.
b) Retângulo e losango.
c) Trapézio e hexágono.
d) Trapézio e retângulo.

7. Escolha a ÚNICA alternativa que possui um polígono regular:


8. Observe um quadro que Sueli pintou:
 

Quantos quadriláteros aparecem na pintura?
a) 3 quadriláteros.
b) 4 quadriláteros.
c) 5 quadriláteros.
d) 6 quadriláteros.

9. Desenhe no espaço abaixo o que se pede:


10. Qual o nome do polígono que forma uma colmeia?
 

a) Hexágono regular.
b) Pentágono irregular.
c) Quadrilátero regular.
d) Triangulo regular.

A figura é um polígono que possui 3 lados.

Polígonos

Foto: Reprodução

O nome deste polígono é

(A) quadrado

(B) retângulo

(C) triângulo

(D) círculo


Quais são as medidas de tempo?

No nosso dia a dia, há várias unidades de medida de tempo, como os dias, anos, meses, mas a principal é a hora. Como submúltiplo da hora, temos os minutos – 1 hora possui exatamente 60 minutos. O minuto serve para medir intervalos de tempo um pouco menores, como o tempo de deslocamento de um bairro até outro.

Outro submúltiplo bastante útil para medir intervalos menores são os segundos – 1 minuto possui 60 segundos, e 1 hora possui 3.600 segundos. Há várias situações em que utilizamos os segundos, como o tempo em que o semáforo ficará fechado ou aberto.

Leia também: Números romanos – sistema de numeração utilizado para a contagem dos séculos

Conversão de unidades

É bastante comum realizarmos conversão das unidades de medida de tempo. Para realizarmos a transformação de hora para minuto ou de minuto para segundo, multiplicamos por 60. Se for no sentido contrário, dividimos por 60.

Exemplo 1

Quantos segundos têm 2 horas e 20 minutos?

Primeiro vamos converter de hora para minuto:

2 horas → min
2 · 60 = 120 minutos

Como são 2 horas e 20 minutos, o tempo em minutos será de 120 + 20 = 140 minutos.

Agora vamos converter de minuto para segundo:

140 · 60 = 8.400 segundos.

Exemplo 2

Quantas horas têm 210 minutos?

Realizando a conversão:

210 min → horas
210:60 = 3,5 horas

Logo o tempo é de 3 horas e meia ou 3 horas e 30 minutos.

Além da relação entre horas, minutos e segundos, vale lembrar que é possível também converter de dias para horas, de mês para dias, entre outros. Para isso, basta usarmos a correspondência correta. Por exemplo, 1 dia tem 24 horas, logo, para transformar de dias para horas, multiplica-se por 24. Agora se for o contrário, de horas para dias, dividimos por 24.

Podemos usar o mesmo raciocínio para anos e meses, meses e dias ou, até mesmo de forma direta, entre anos e dias.

Veja também: Qual o valor de um algarismo?

Instrumentos de medida de tempo

Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas. Ele é útil para marcar o tempo com precisão.

O ponteiro preto e pequeno mede as horas; o grande, os minutos; e o ponteiro amarelo, os segundos.
O ponteiro preto e pequeno mede as horas; o grande, os minutos; e o ponteiro amarelo, os segundos.

Outras medidas de tempo

Para controlarmos os dias do ano, utilizamos o calendário. Na história da humanidade, surgiram vários calendários, mas o que utilizamos hoje no Brasil é o calendário gregoriano, dividido em 12 meses (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro), que possuem entre 30 e 31 dias, exceto o mês de fevereiro, que possui 28 dias. Vale ressaltar que, de 4 em 4 anos, fevereiro possui 29 dias.

Os anos em que fevereiro possui mais dias são conhecidos como anos bissextos. Isso acontece porque cada ano tem, na realidade, 365 dias e 6 horas, o que faz com que, de 4 em 4 anos, essas 6 horas excedentes se tornem 1 dia a mais.

As medidas de tempo utilizadas são variações de medida de dias, anos ou horas.

UNIDADE

EQUIVALE A

1 dia

24 horas

1 semana

7 dias

1 quinzena

15 dias

1 mês

28 ou 29 dias (fevereiro)

30 ou 31 dias (demais meses)

1 bimestre

2 meses

1 trimestre

3 meses

1 quadrimestre

4 meses

1 semestre

6 meses

1 ano

12 meses ou 365 dias

1 década

10 anos

1 século

100 anos

1 milênio

1.000 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog